• A síntese do som não é uma habilidade que se possa dominar facilmente. Assim que você se sentir confortável com um instrumento e o tipo de síntese que ele emprega, você pode se deparar com um sintetizador totalmente diferente que vai parecer estranho para você. Mas tens de aprender a tocar essa também, porque porque não? Tomemos por exemplo a síntese vetorial; Um "mas por quê" muito persistente continuou gritando em minha cabeça quando eu encontrei este método pela primeira vez em um sintetizador virtual. Mas então eu tinha que admitir que, para alguns produtores, a síntese vetorial é a zona de conforto, e que a técnica não é tão difícil de compreender. Vou tentar explicar melhor enquanto revejo o Vecto. É fácil gostar dos instrumentos criados por Rob Papen. Eles são sempre projetados com paixão e criatividade, e geralmente são muito acessíveis em comparação com seus concorrentes. Vecto não é diferente, apesar de ser difícil de apreciar sem o conhecimento prévio da síntese vetorial. A técnica implica um cruzamento dinâmico entre diferentes fontes sonoras; as fontes são geralmente osciladores dos quais existem tipicamente quatro. Crossfading é feito através de um vetor que pode ser movido em um eixo XY. O som é modulado pelo movimento, e o resultado depende de seu conhecimento de criação de vetores. Agora não imagine que você tem que tirar seus livros escolares de geometria euclidiana para conseguir isso, mas é importante saber exatamente o que os osciladores geram, para que você possa ter uma idéia sobre o que a síntese vetorial pode fazer por você. Felizmente, Vecto vem com um monte de ondas e amostras para seus osciladores, e mais de 1.000 presets que certamente podem ajudá-lo a começar. Outros parâmetros incluem filtros, envelopes, unidades de efeitos, LFOs, e um arpeggiator/sequenciador. Deve utilizar Vecto se desejar desenhar cuidadosamente sons ambientes ou melodias complexas.
  • Ses sentezi, kişinin kolayca ustalaşabileceği bir beceri değildir. Bir enstrümana ve kullandığı sentez tipine alıştığınızda, size yabancı görünecek tamamen farklı bir sentezle karşılaşabilirsiniz. Ama onu nasıl oynayacağınızı da öğrenmelisiniz, çünkü neden olmasın? Örneğin vektör sentezini ele alalım; çok ısrarcı bir "ama neden" bu yöntemle sanal bir synth üzerinde ilk karşılaştığımda kafamda bağırmaya devam etti. Ama sonra, bazı üreticiler için vektör sentezinin rahatlık alanı olduğunu ve tekniğin anlaşılmasının o kadar da zor olmadığını kabul etmeliyim. Vecto'yu incelerken bunu daha iyi açıklamaya çalışacağım. Rob Papen tarafından yaratılan enstrümanları beğenmek çok kolay. Her zaman tutku ve yaratıcılıkla tasarlanırlar ve genellikle rakiplerine kıyasla çok uygun fiyatlıdırlar. Vecto, vektör sentezi hakkında önceden bilgi sahibi olunmadan takdir edilmesi zor olsa da, farklı değildir. Teknik, farklı ses kaynakları arasında dinamik bir geçiş anlamına gelir; kaynaklar genellikle osilatörlerdir ve bunlardan tipik olarak dört tane bulunur. Çapraz geçiş, bir XY ekseni üzerinde hareket ettirilebilen bir vektör aracılığıyla yapılır. Ses, hareket tarafından modüle edilir ve sonuç, vektör oluşturma bilginize bağlıdır. Şimdi, bunu başarmak için Öklid geometri okul kitaplarınızı çıkarmanız gerektiğini hayal etmeyin, ancak osilatörlerinizin tam olarak hangi sesleri ürettiğini bilmek önemlidir, böylece vektör sentezinin sizin için ne yapabileceği hakkında bir fikriniz olabilir. Neyse ki, Vecto, osilatörleriniz için çok sayıda dalga formu ve örnek ve başlamanıza kesinlikle yardımcı olabilecek 1.000'den fazla ön ayar ile birlikte gelir. Diğer parametreler arasında filtreler, zarflar, efekt birimleri, LFO'lar ve bir arpejatör / sıralayıcı bulunur. Ortam seslerini veya karmaşık melodileri dikkatlice tasarlamak istiyorsanız Vecto'yu kullanmalısınız.
  • Sound synthesis isn’t a skill that one can easily master. As soon as you get comfortable with an instrument and the type of synthesis it employs, you may come across a totally different synth which will seem alien to you. But you have to learn how to play that one too, because why not?

    Take for example vector synthesis; a very persistent “but why” kept shouting in my head when I first encountered this method on a virtual synth. But then I just had to admit that, for some producers, vector synthesis is the comfort zone, and that the technique isn’t even so difficult to comprehend. I’ll try to explain it better while I review Vecto.

    It’s easy to like the instruments created by Rob Papen. They’re always designed with passion and creativity, and they’re usually very affordable compared to their competitors. Vecto is no different, even though one would find it difficult to appreciate without prior knowledge of vector synthesis. The technique implies a dynamic crossfading between different sound sources; the sources are usually oscillators of which there are typically four. Crossfading is done through a vector that can be moved on an XY axis.

    The sound is modulated by the movement, and the result depends on your knowledge of creating vectors. Now don’t imagine that you have to take out your Euclidian geometry school books in order to achieve this, but it is important to know exactly what sounds your oscillators generate, so you can have an idea about what vector synthesis can do for you.

    Thankfully, Vecto comes with a lot of waveforms and samples for your oscillators, and over 1,000 presets that can surely help you get started. Other parameters include filters, envelopes, effects units, LFOs, and an arpeggiator/sequencer. You should use Vecto if you wish to carefully design ambient sounds or complex melodies.