• Uma das primeiras coisas que você aprende quando começa a estudar um pouco sobre sintetizadores é que existem muitos tipos de síntese e que modular é provavelmente a mais difícil de compreender. Isto é porque um instrumento modular não toca nenhum som até que você comece a conectar todos os seus módulos diferentes. Enquanto isso lhe oferece muita liberdade musical, requer um conhecimento significativo sobre síntese e até mesmo um pouco de Eletrônica. Na verdade, muitos dos primeiros sintetizadores eram modulares. Um exemplo incomum é o EMS VCS 3, que foi criado em 1969 para combinar modulação com portabilidade. Então, como isso se traduziu na emulação chamada Synthi V? É difícil não ficar espantado com a colecção V de emulações da Arturia. Não só os seus instrumentos permanecem fiéis aos sons dos sintetizadores clássicos que os inspiraram, como também adicionam muitos recursos digitais adequados para produções contemporâneas. O Synthi V não é, definitivamente, excepção, mas é preciso dizer que mesmo com o tutorial bem integrado, pode levar algum tempo para aprender todos os seus ins e outs. A modulação não é conseguida através de cabos, mas inserindo pinos em uma matriz de roteamento. Existem três osciladores que você pode controlar, mais módulos como um gerador de ruído, um oscilador de filtro, ou um metamorfo. Você também pode expandir a interface "clássica" para explorar quatro seções adicionais: Funções, Joystick, modulações e efeitos. Vale a pena mencionar que o Joystick também é uma importação do VCS 3 original, mas aqui ele funciona como um XY pad. Se todo o processo de modulação o desencoraja, você pode testar Synthi V apenas brincando com seus pré-ajustes. A maioria deles soa bem, tem uma vibração futurista, e pode caber facilmente em qualquer composição moderna. Enquanto aprender a tocar Synthi V pode ter um pouco de trabalho, é muito fácil recomendar o instrumento para os sons brilhantes que ele pode criar.
  • Sentezler hakkında biraz çalışmaya başladığınızda öğrendiğiniz ilk şeylerden biri, birçok sentez türü olduğudur ve modüler muhtemelen anlaşılması en zor olanıdır. Bunun nedeni, modüler bir enstrümanın tüm farklı modüllerini bağlamaya başlayana kadar herhangi bir ses çalmamasıdır. Bu size bol miktarda müzik özgürlüğü sunsa da, sentez ve hatta biraz elektronik hakkında önemli bilgiler gerektirir. Aslında, ilk sentezleyicilerin çoğu modülerdi. Alışılmadık bir örnek, 1969'da modülasyonu taşınabilirlikle birleştirmek için oluşturulan EMS VCS 3'tür. Peki bu, Synthi V adlı emülasyona nasıl çevrildi? Arturia’nın V Collection emülasyonlarına hayran olmamak zor. Enstrümanları onlara ilham veren klasik synth'lerin seslerine sadık kalmanın yanı sıra çağdaş prodüksiyonlara uygun birçok dijital özellik de ekliyor. Synthi V kesinlikle bir istisna değildir, ancak iyi entegre edilmiş öğretici ile bile tüm giriş ve çıkışlarını öğrenmenin biraz zaman alabileceği söylenmelidir. Modülasyon, ara kablolar aracılığıyla değil, bir yönlendirme matrisine pimler yerleştirilerek elde edilir. Kontrol edebileceğiniz üç osilatör ve ayrıca bir gürültü üreteci, bir filtre osilatörü veya bir zarf şekillendirici gibi modüller vardır. Ayrıca dört ek bölümü keşfetmek için "klasik" arayüzü genişletebilirsiniz: İşlevler, Oyun Çubuğu, Modülasyonlar ve Efektler. Joystick'in de orijinal VCS 3'ten içe aktarıldığından bahsetmeye değer, ancak burada bir XY pedi gibi çalışıyor. Tüm modülasyon süreci sizi cesaretlendiriyorsa, Synthi V'yi sadece ön ayarlarıyla oynayarak test edebilirsiniz. Çoğu kulağa harika geliyor, fütürist bir havası var ve herhangi bir modern kompozisyona kolayca sığabilir. Synthi V çalmayı öğrenmek biraz çalışma gerektirse de, yaratabileceği parlak sesler için enstrümanı tavsiye etmek çok kolaydır.
  • One of the first things you learn when you start studying a bit about synths is that there are many types of synthesis and that modular is probably the most difficult to comprehend. This is because a modular instrument doesn’t play any sounds until you start connecting all its different modules. While this offers you plenty of musical freedom, it requires significant knowledge about synthesis and even a bit of electronics.

    In fact, many of the early synthesizers were modular. One unusual example is the EMS VCS 3 which was created in 1969 to combine modulation with portability. So how did this translate into the emulation called Synthi V?

    It’s hard not to be amazed by Arturia’s V Collection of emulations. Not only do their instruments stay true to the sounds of the classic synths that inspired them, but they also add plenty of digital features suitable for contemporary productions. Synthi V is definitely no exception, but it has to be said that even with the well-integrated tutorial, it may take a while to learn all its ins and outs.

    Modulation isn’t achieved through patch cables, but by inserting pins in a routing matrix. There are three oscillators which you can control, plus modules such as a noise generator, a filter oscillator, or an envelope shaper. You can also expand the “classic” interface to explore four additional sections: Functions, Joystick, Modulations, and Effects. It’s worth mentioning that the Joystick is also an import from the original VCS 3, but here it works like an XY pad.

    If the whole modulation process discourages you, you can test Synthi V by just playing around with its presets. Most of them sound great, have a futuristic vibe, and can fit easily in any modern compositions. While learning to play Synthi V may take a bit of work, it’s very easy to recommend the instrument for the bright sounds that it can create.